Páginas

agosto 06, 2011

Acherontia atropos (Linnaeus, 1758)


Acherontia atropos (Linnaeus, 1758) apenas com as asas anteriores visíveis. (esquerda)

Acherontia atropos (Linnaeus, 1758) com as asas posteriores visíveis. (direita)

História deste exemplar: Estava a entrar para a última reunião de departamento (julho de 2011) quando Isabel, auxiliar da biblioteca,  vem ter comigo, muito entusiasmada e intrigada com esta enorme traça. Tinha-a encontrado em casa, junto às batatas ... Procurei no guia de borboletas, recentemente adquirido pela escola e não consegui identificá-la. Quando cheguei a casa, mal o Paulo a mirou disse: "Esta é a borboleta caveira que aparece no filme - Silêncio dos Inocentes- . Depois o ciberespaço acrescentou ...

Morfologia: Acherontia átropos – é famosa por ter no tórax, um desenho semelhante a uma caveira humana. Pode alcançar uma envergadura de 12cm (de asa a asa) e 6 cm de comprimento, que é o caso deste exemplar. As suas asas posteriores (interiores e mais pequenas) são de cor essencialmente amarela e preta.

Nome científico: Acherontia atropos (linnaeus, 1758)
Nome comum (Pt): Borboleta caveira 
Nome comum (Es): Esfinge de la calavera ou esfinge da la muerte
Nome comum (Fr): Sphinx à Tête de Mort
Ordem: Lepidoptera
Família: Sphingidae


Origem do nome científico: Lineu, o seu descobridor, ao dar-lhe o nome científico em 1758, inspirou-se na mitologia Grega, escolhendo como designação  Acherontia, que deriva do nome do rio Acheronte que as almas condenadas atravessavam. Atropos era uma das três moiras (deusas) que regiam os destinos e esta cortava o fio da vida (os  seus símbolos eram o quadrante solar, as balanças e a tesoura ou ainda uma esfera e um livro onde lia os destinos.


Biologia: Esta espécie, originária da África Tropical, realiza migrações periódicas ao Continente Europeu, norte da Pérsia, Canárias e ilhas da Madeira e Açores. Este lepidóptero costuma aparecer ao crepúsculo e à noite, e alimenta-se à base de mel e certas flores como o jasmim, com um forte proboscis (ou tromba que é um aparelho sugador), além de folhas de tabaco e batateiras, mas no seu estado de larva come sobretudo folhas. 
Têm  a particularidade de ser um dos poucos insectos que imitem um som estridente (semelhante ao da cigarra), em especial em caso de defesa (ver vídeo em baixo).



Lins relacionados:
http://www.nhm.ac.uk/nature-online/species-of-the-day/evolution/acherontia-atropos/index.html (várias inf.)
http://tpittaway.tripod.com/sphinx/a_atr.htm
http://www.youtube.com/watch?v=zOMLHDWQrSk&feature=related (lagarta)