Páginas

janeiro 15, 2011

{PISA 2009} para Totós

O desempenho de estudantes de 15 anos de 65 países em testes padronizados pela OCDE de matemática, leitura e ciências. Portugal está no 31º lugar, Brasil no 55º.


Aqui podemos ver a posição de Portugal entre apenas os 33 países da OCDE.
Na competência da leitura Portugal encontra-se no 21º lugar.
Na matemática encontra-se no 26º lugar.
Nas ciências encontra-se no 24º lugar.

PISA PARA TOTÓS:

PISA (Programme for International Student Assessment) é um estudo de avaliação independente, promovido pela OCDE, que permite informar  sobre o desempenho dos sistemas educativos dos países participantes e é efectuado de 3 em 3 anos. (Iniciou-se em 2000 -2003 -2006 -2009 foi o último)

O estudo PISA de 2009  foi aplicado a 65 países, ou seja, aos 33 países da OCDE mais 32 outros países que aderiram ao projecto (incluindo o Brasil).

Os testes são aplicados apenas a alunos,  com a idade de 15 anos, que no caso de Portugal abarca alunos entre o 7.º e o 11.º ano de escolaridade. Os resultados permitem avaliar em que medida a escola contribui para o desenvolvimento das competências dos alunos na leitura, na matemática e nas ciências.

A China (Xangai) atingiu as maiores pontuações em todas as três áreas avaliadas e é ainda o país com maior número de alunos classificados como nível 5 e 6, as maiores notas que podem ser atribuídas no relatório. Os índices chineses para leitura, matemática e ciência são respectivamente de 556, 600 e 575 pontos. As médias da OCDE são para essas áreas: 492, 496 e 501.

Depois de Xangai, os alunos de 15 anos da Coreia do Sul e da Finlândia alcançaram as classificações mais elevadas.

Os resultados dos estudos PISA são tomados como referência para verificar o desenvolvimento obtido nas competências–chave definidas na Estratégia 2020, da União Europeia, e nas Metas Educativas 2021, da Organização de Estados Ibero-americanos (OIE).