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novembro 20, 2010

{ANÁLISE DE CONTEÚDO} sobre o título a dar a um artigo de jornal

ESTUDO
Apresenta-se uma análise de conteúdo referente aos "Títulos" sugeridos pelos alunos do 9º ano ao seguinte texto, que fazia parte integrante do 2º teste - Transmissão da Vida:

“O estudo, realizado pelo Colégio de Medicina Albert Einstein de Nova Iorque e pela Universidade de Yale, analisou mais de 560 mulheres com cerca de 35 anos que estão em tratamento de infertilidade, ou seja, tem óvulos de pouca qualidade e em menor quantidade.
O estudo baseia-se nas medições de FSH no sangue, a hormona folículo-estimulante que é um conhecido marcador de fertilidade.
Uma mulher com níveis de FSH menores que 10 indica que terá menos dificuldades em engravidar que uma mulher com níveis superiores a 10.
Adaptado do jornal digital Diário de Notícias a 25 out 2010

RESULTADOS
Legenda:
Classe A - O aluno  menciona uma das seguintes palavras: Fertilidade ou infertilidade.
Classe B - O aluno  menciona uma das seguintes palavras: FSH ou foliculoestimulina
Classe C- O aluno relaciona palavras da classe A com palavras da classe B
Classe D- O aluno expressa outras palavras (engravidar, estudo, tratamento)

Os 6 títulos da classe C  que relacionam a fertilidade /infertilidade com a hormona hipofisária FSH
Fertilidade depende de níveis de FSH – 9A
FSH responsável pela infertilidade – 9A
FSH influencia fertilidade da mulher – 9A
FSH e a infertilidade das mulheres – 9A
FSH e a fertilidade – 9B
FSH causa da infertilidade – 9B
Dois títulos da classe A que usam os termos fertilidade /infertilidade 
Mulheres com problemas de infertilidade – 9B
Mulheres em tratamento de fertilidade – 9C
Dois títulos da classe B que usam os termos FSH ou foliculoestimulina
FSH e os seus problemas – 9B
A importância da hormona foliculoestimulina – 9C
Dois títulos da classe D que usam outras palavras
Mais de 560 mulheres com problemas de engravidar – 9B
Estudo realizado pelo colégio de Medicina – 9C


CONCLUSÕES POSSÍVEIS
1- Se classificarmos a classe C como a capacidade de mobilizar e relacionar dois termos científicos, podemos inferir que só 9%, ou seja, 6 alunos manifestam esta competência.
2- Se classificarmos a classe B como a capacidade de mobilizar linguagem científica muito específica, podemos inferir que 23% dos alunos do 9º ano manifesta esta competência.
3- Se classificarmos a classe A como a capacidade de mobilizar alguma linguagem científica, embora pouco específica, podemos inferir que 55% dos alunos do 9º ano manifesta esta competência
4- Se classificarmos a classe D como a dificuldade de mobilizar linguagem científica, podemos inderir que 13% dos alunos do 9º ano necessita de desenvolver esta competência.