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novembro 16, 2009

Quadros interactivos versus trabalho em grupo


No dia 5 e 12 de Novembro estive numa formação de quadros interactivos (QI), em Oeiras junto ao Jardim dos Poetas. Pedagogicamente o quadro é ou não eficaz? O formador, no intervalo do café, referiu que os alemães não aderiram aos QI porque os alunos trabalham em grupo e o quadro não tem um posição central na estratégia de aprendizagem.Dizia ainda que todos sabem o que é um martelo, sabem usá-lo e as aulas práticas efectivamente acontecem.
E esta? Nós por cá ainda estamos muito centrados no método expositivo, no quadro, no professor, no conteúdo veiculado pelo professor. Fez-me lembrar o Dr Daniel Sampaio quando num encontro de escolas promotoras de saúde disse: "Querem aulas de educação sexual? Então senhores professores, fazem o favor de se calarem e deixar falar os alunos..." Não é excluir-nos do processo mas passar a ser o orientador, o que define os objectivos e competências a adquirir pelo aluno, em cada aula ou unidade de ensino.